Use o scroll do mouse
para navegar.

Para Cima Para Baixo

A SiliconReef é uma empresa movida pela inovação em microeletrônica. Aliando tecnologia de ponta à sustentabilidade energética, nossa missão é criar produtos e soluções capazes de potencializar a autossuficiência na colheita de energias do meio ambiente, através do desenvolvimento de circuitos integrados de baixo consumo e alta performance.

Trabalhamos no desenvolvimento de projetos customizados e na prestação de serviços e consultorias, abrangendo desde o estudo de viabilidade até o suporte na produção inicial de um novo chip. Somos uma empresa alinhada ao interesse nacional no crescimento da indústria de semicondutores e na inserção do Brasil no cenário internacional.

A fabless está localizada no Recife (Brasil), integrando o Porto Digital, um espaço de geração, troca e multiplicação de conhecimento tecnológico, um dos maiores e mais rentáveis clusters de inovação nacionais.

NOSSOS VALORES

A identidade da SiliconReef está no uso da tecnologia para prover dispositivos sustentáveis.

Principais fontes alternativas de energia

    • MISSÃO

      Prover soluções inovadoras na indústria de semicondutores que promovam a utilização de energia de maneira eficiente e sustentável.

    • VISÃO

      Ser referencia no mercado mundial na promoção de energia renovável dentro da indústria de semicondutores ate 2016.

    • VALORES

      1. Espírito de equipe
      2. Responsabilidade
      3. Transparência
      4. Compromisso
      5. Inovação

    • 2012

      Recebe aporte do Criatec, fundo de capital semente montado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Nordeste (BNB).

    • 2011

      Aprovação de projeto no Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), com foco em políticas industriais, tecnológicas e de comércio exterior.

    • 2010

      Finalista da competição Cisco/ DFJ e selecionada para o programa Primeira Empresa Inovadora (Prime).

    • 2009

      Conquista o primeiro lugar do Desafio Brasil, competição de empreendedorismo coordenada pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da Fundação Getulio Vargas (GVcepe) com apoio da Intel.

      SiliconReef apresenta sua tecnologia no Vale do Silício, na Califórnia.

    • 2008

      Selecionada como uma das empresas do programa CI-Brasil.

    • 2015

      EH01-USB

      Primeiro CI da família EH01 para captação de energia solar. Foi desenvolvido, principalmente, para carregadores solares portáteis e aplicações com sensores sem fio compatíveis com padrão de alimentação USB.

    • 2016

      EH02-Piezo

      Lançamento do primeiro produto da família EH02 para captação de energia cinética. O CI funciona com transdutores piezoelétricos sendo destinado a aplicações de sensoriamento na automação industrial e indústria automotiva.

    • 2017

      EH01-HV

      Chip com capacidade de trabalhar com painéis solares de maior potência. Funcionando com entradas de até 48V DC e disponibilizando uma saída programável de 5 a 24V. Desenvolvido para a industria automotiva, telecomunicações e iluminação LED solar.

    • CATHAL PHELAN

      Cathal Phelan é CEO e Presidente da Rapt Touch desde Novembro de 2014. A Rapt Touch é focada no desenvolvimento de telas sensíveis a múltiplos toques, multi-touch, para o mercado corporativo e educacional. A empresa possui escritórios na Irlanda, Suíça, Taiwan e Estados Unidos. Antes de assumir a Rapt Touch, Phelan foi CTO na Cypress Semiconductor Corp durante cinco anos, atuando na definição de estratégias da empresa, aquisições e fusões e gestão do negócios de IPs. Entre os anos de 2006 e 2008, Cathal foi CEO e Presidente da Ubicom, empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos e soluções para redes de comunicação. A Ubicom foi adquirida pela Qualcomm em 2012. Ao longo de sua carreira Phelan tem contribuído com o desenvolvimento de várias start-ups na posição de conselheiro, algumas dessas empresas; Virage Logic, Touchstone Semiconductor, AgigaTech and Cypress Microsystems. Cathal possui 38 patentes registradas nos EUA.

    • MILTON RIBEIRO

      Milton tem 25 anos de experiência profissional, tendo trabalhado e liderado projetos inovadores na Europa, Estados Unidos e Brasil. Sua carreira profissional inclui  nomes tradicionais da indústria de tecnologia, tais como Philips Electronics e Cypress Semiconductors, mas também startups, duas das quais ele ajudou a fundar. Ele foi CTO da Bematech, em Curitiba, e, desde novembro 2014, se juntou ao Google no Vale do Silício. Ele é  advisor e membro dos conselhos de administração de  várias startups. Milton é graduado pelo ITA e é mestre pela Technische Universiteit Eindhoven, ambos em engenharia eletrônica . Ele é autor de nove patentes.

    Nova Estação de Carregamento Solar será instalada no Recife Antigo

    Estação de Carregamento Solar gera energia limpa para recarregar dispositivos móveis


    A tecnologia foi inspirada em exemplos bem sucedidos, ao redor do mundo, de soluções para recarga de bateria, utilizando energia do sol e transformando-a em elétrica


    Quem vai ao Recife Antigo, especialmente agora, na época de Copa do Mundo, terá a oportunidade de usar a Estação de Carregamento Solar, que oferecerá aos cidadãos uma solução inovadora para recarregar celulares, smartphones, MP3 players, navegadores GPS, cujas baterias, na maioria das vezes, não duram o dia todo. A tecnologia, que já faz sucesso em várias cidades ao redor do mundo e em Porto de Galinhas, chegará na próxima sexta-feira (13), na cidade pernambucana, potencializando seu uso para o período da Copa.


    O projeto da SiliconReef terá seis pontos de recarga, que podem ser usados simultaneamente. Cada ponto possui um tipo diferente de conexão que foram projetados para atender os principais aparelhos do mercado, oferecendo proteção ao sol, a chuva, lugar para sentar e acesso reservado e facilitado para cadeirantes. A energia solar capturada pelo sistema é transformada em energia elétrica e armazenada pela estação para que possa ser utilizada para recarregar os aparelhos, mesmo à noite ou em dias nublados.


    A estação de carregamento por si só desperta interesse em quem passa por ela, pois tem um design convidativo e surpreende quem experimenta. A tecnologia chegou à Porto de Galinhas no início deste ano e foi aprovado pelos usuários de imediato. Em maio, a cidade sofreu um apagão que durou cerca de cinco horas. Neste período, a Estação de Carregamento Solar foi a única solução para quem ficou com o celular sem bateria.


     A nova estação será instalada na Praça do Arsenal, no cruzamento da rua do Bom Jesus com a rua Paço do Frevo, próximo ao Museu Arqueológico.

    Estação de carregamento Solar SiliconReef

    No nosso dia a dia fazemos uso constante de tecnologias que visam nos manter conectados e atualizados. Mas vários dispositivos móveis que usamos atualmente, como celulares, smartphones, tablets, MP3 players, navegadores GPS, esbarram no problema da autonomia das baterias: muitas vezes elas não duram o dia todo.


    A dependência cada vez maior de celulares e smartphones, em especial, implica na necessidade do usuário manter o aparelho com um nível mínimo de carga, de forma que possa falar, trabalhar e ainda se manter conectado às redes sociais, compartilhando fotos e experiências.


    Pensando nisso, e inspirada em exemplos bem sucedidos ao redor do mundo, a SiliconReef desenvolveu uma proposta de Estação de Carregamento Solar, a SR-SRS01, com possibilidade de acesso a internet sem fio (Wi-Fi), proteção do sol, da chuva, lugar para sentar e aguardar o carregamento, bem como acesso reservado/facilitado para cadeirantes.


    A Estação desenvolvida pela SiliconReef oferece possibilidade para recarga dos principais modelos de aparelhos existentes no mercado, entre eles: dispositivos Android, iPhone4, iPhone5 e saídas para conexão de cabos USB.


    A Prefeitura do Ipojuca/Porto de Galinhas, na vanguarda nacional das cidades a oferecerem soluções inovadoras e ecologicamente sustentáveis, encontrou na Estação de Carregamento Solar da SiliconReef uma solução que oferece modernidade e sustentabilidade, através de energia limpa e renovável.


    Então, da próxima vez que você visitar Porto de Galinhas, viaje tranquilo, pois além das várias oportunidades de passeios, ótimos restaurantes, pousadas e belas praias, você também encontrará a conveniência e praticidade de poder carregar o seu telefone mesmo à noite ou em dias nublados, colaborando com o meio ambiente e totalmente grátis!


    A primeira Estação já está localizada em um dos pontos mais badalados de Porto: na Rua Beijupirá, entre o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) e o bar Fiteiro.


    Com ou sem Sol, a certeza de se manter conectado!!


    SiliconReef SR-SRS01

    SiliconReef na Campus Party

    A SiliconReef apresentou nas edições recentes da Campus Party Recife e Campus Party Brasil a necessidade atual de uso das fontes alternativas de energia e o seu chip EH01 que agrega eficiência na colheita de energia de carregadores solares em dispositivos eletrônicos portáteis.


    Veja mais:


      

    Candidatos a aportes

    SiliconReef, empresa brasileira especializada em projetos de circuito integrado, participou do Venture Forum de TI promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), em São Paulo, a fim de obter novos financiamentos que possam dar continuidade a sua linha de produtos em Energy Harvesting.


    Saiba mais em: http://bit.ly/UBRQcI

    Energia de fontes alternativas para dispositivos portáteis

    Apresentação institucional e do produto EH01 (Energy Harvesting 01) no catálogo da Rede Fortec de Tecnologias verdes, durante a Rio+20, conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012.


    Saiba mais: bit.ly/1iMDNlq

    O EH01 providencia uma solução completa de gerenciamento de potência para diversas aplicações que precisam extrair energia do ambiente. Esse chip pode ser alimentado por um painel solar (célula fotovoltaica) ou uma fonte convencional como um adaptador AC, e, junto com uma bateria de íon de lítio (Li-Ion), providencia uma simples fonte estável de 5V. Essa saída pode ser usada em várias aplicações, como, por exemplo, um carregador USB compatível com o padrão da ITU para carregador universal (Universal Charging Solution L.1000).

    Através de um conversor DC/DC de alta eficiência, o EH01 converte a tensão do painel para uma saída fixa em 5V. A energia não utilizada é automaticamente armazenada em uma bateria externa usando um carregador de bateria embutido. Essa bateria depois supre a energia na saída quando não tiver energia o suficiente entrando pela entrada. Tanto o armazenamento quanto a descarga da bateria é monitorada para prevenir contra danos à bateria.

    O EH01 também providencia uma interface para monitorar a bateria. Esse monitoramento pode ser algo simples como um botão que faz um LED piscar, ou através de uma interface de comunicação serial de microprocessador.

     

     

     

    Benefícios:

    • Sistema completo de Colheita de Energia (Energy-Harvesting)
    • Opera tanto com painéis solares ou adaptadores AC convencionais
    • Saída regulada em 5V que produz até 1.2A
    • Consumo interno abaixo de 5mW
    • Eficiência total acima de 90%
    • Consumo abaixo de 500μW quando em modo espera (modo Stand by)
    • Monitoramento de bateria via LED ou interface serial

    EH01 block diagram

    O QUE FAZEMOS: PROJETO DE CIRCUITO INTEGRADO

    • 1. ESTUDO DE VIABILIDADE

      Análise, captura de requisitos e desenvolvimento de documentos de especificação do CI.

    • 2. DEFINIÇÃO DA ARQUITETURA

      Projeção da arquitetura de blocos do chip de acordo com a funcionalidade desejada.

    • 3. IMPLEMENTAÇÃO

      Os blocos são implementados em diferentes níveis de abstração até que se chegue à tecnologia que case com o processo de fabricação do chip.

    • 4. PROTÓTIPO

      Através de fábricas parceiras, o CI é produzido para testes e validações.

    • 5. CARACTERIZAÇÃO E TESTES

      Os protótipos passam por processo de caracterização de suas propriedades eletromagnéticas e por uma bateria de testes.

    • 6. TESTE DE CAMPO

      Realiza, juntamente com o cliente, avaliações do chip projetado no contexto de aplicação-alvo.

    POR QUE ESCOLHER circuito integrado?

    • Customização
    • Redução de Custos
    • Ganho de Eficiência
    • Proteção de
      propriedade intelectual

    MERCADOS-ALVO

    • AUTOMOTIVO

    • UTILIDADES

    • ELETRÔNICOS

    • INDUSTRIAL

    WHITE PAPERS

    • Wireless Sensor Network for Oil & Gas Industry

      O artigo mostra as possibilidades de colheita de energia (energy harvesting) gerada no processo de extração de óleo e gás, e o quanto esta pode ser aproveitada nesta indústria, especialmente no suporte as redes de sensores sem fio, minimizando custos e impactos ao meio ambiente. Author: Tallita Sobral

    • Solar Battery charger for portable devices application

      O white paper desenvolvido pelos profissionais SiliconReef traz suas experiências no desenvolvimento de sistemas eficientes na captura da energia solar para dispositivos eletrônicos portáteis. Autores: Filipe Távora, Analog Designer Andréa Sarmento Maia, Analog Designer trainee

    CARREIRAS

    Engenheiro de aplicação, Estamos buscando um candidato altamente motivado para se juntar ao nosso time. O candidato selecionado irá atuar junto a equipe de engenharia de aplicação, contribuindo com soluções para os principais problemas de projeto dos nossos clientes. O engenheiro atuará na interface técnica entre os clientes e a SiliconReef desenvolvendo soluções inovadoras que ajudam a geração de receitas. Esta é uma oportunidade ímpar de ingressar em uma empresa de alta tecnologia que irá mudar a forma como os dispositivos portáteis são alimentados.

    Responsabilidades:

     

    • Projetar sistemas embarcados - hardware e software

    • Desenvolver projetos de PCBs, bem como liderar o processo de fabricação e montagem junto a fornecedores

    • Montar e testar placas de demonstração

    • Desenvolvimento de software embarcado para múltiplas arquiteturas 8/16/32 bits

    • Simulação de circuitos - SPICE

    • Estudo de novas tecnologias

    • Preparação de documentações e apresentações

     

    Experiência:

     

    • Experiência anterior com projetos e trabalhos acadêmicos, estágios, cooperação ou emprego na área de engenharia de aplicação.

    • Experiência anterior com ferramentas de design de PCB, ARM, 8051, PIC ou desenvolvimento na plataforma Arduino.

     

    Educação e Qualificação:

     

    • Bacharelado ou mestrado em engenharia eletrônica, engenharia da computação ou áreas afins.

    • Capacidade de cooperar e se comunicar bem dentro de uma equipe de engenharia

    • Proficiência em língua Inglesa

     

    Engenheiro Sênior de Projeto de Circuito Integrado Analógico/Digital (Misto), Estamos em busca de um engenheiro sênior de projeto de circuito integrado de sinal misto. O candidato contratado integrará o time de projeto AMS, contribuindo para a especificação, design e verificação de produtos da SiliconReef. Esta é uma excelente oportunidade para fazer parte de uma das empresas mais inovadoras do Brasil, permitindo ao candidato contribuir ativamente na área de projeto de circuitos integrados para gestão de energia.

    Responsabilidades:

    • Desenvolver circuitos integrados AMS como  membro do time

    • Seguir a metodologia de projetos de circuitos integrados da SiliconReef

    • Acompanhar os engenheiros de layout e monitorar o progresso dos layouts de circuitos integrados

    • Suportar a verificação e validação dos circuitos integrados AMS projetados pelo time AMS

    • Trabalhar com engenheiros de sistemas, engenheiros de aplicações e de marketing para preparar descrição de produtos, datasheets e projetos de referência

    • Suportar o teste em silício dos novos circuitos integrados projetados

    • Trabalhar com engenheiros de testes e de produtos conforme necessário para garantir que os circuitos integrados estejam preparados para produção

    • Trabalhar junto ao cliente ou time de engenharia de aplicação nos requisitos de projetos, problemas e fornecer o suporte necessário

    • Participar ativamente da evolução do roadmap de produtos da SiliconReef

    • Preparar material de treinamento e ferramentas para promoção e vendas dos produtos da SiliconReef

    • Preparar e fornecer treinamento para o time interno de engenharia

    • Contribuir para a formulação e criação de novos conceitos de produtos da SiliconReef

       

    Experiência:

    • No mínimo 7 anos de experiência em regime de dedicação integral em projeto de circuitos analógicos ou misto

    • Conhecimento avançado em tecnologia CMOS

    • Experiência em design de circuitos analógicos de baixa corrente a alta voltagem é desejável

    • Entendimento de dispositivos, processos e modelagem de semicondutores

       

    Educação & Qualificações:

    • Graduação ou pós-graduação em Engenharia Elétrica

    • Trabalho em equipe e boa comunicação

    • Habilidade de comunicação em Inglês

    Cadastre seu currículo aqui

    CONTATO

    Rua do Bom Jesus, 180 - Bairro do Recife Antigo
    Recife, Pernambuco - Brasil - 50030-170 E-mail: contact@siliconreef.com.br

    MAPA

    Ampliar